Picaretagens na informática

     À anos rastreio diversas picaretagens aplicadas por terceiros contra clientes nossos que, em algum momento precisaram de serviços, vendas e foram atendidos por outras empresas ou técnicos. Não é uma caça as bruxas mas nesta página publico defesas contra tais fraudes até mesmo para meus clientes porque trabalhamos honestamente desde 1997

    Não considero uma regra, a maioria dos "profissionais" e empresas de informática e eletrônica é idônea salvo algumas exceções que praticam tais ato e conforme for vivenciando ou lembrando eu vou publicando:

     - Hd usado vendido como novo:

    À tempos, empresas de informática não idôneas vendem hds usados como novos, só que com os avanços dos softwares de diagnóstico, o golpe que antigamente era só uma limpeza e re-embalagem, foi aprimorado, hoje os softwares gratuitos de diagnóstico mostram todo o histórico do uso do hd o qual, fica armazenado no SMART o qual necessita ser apagado para que o golpe dê certo. empresas de recuperação de dados fornecem licenças de software que permitem que o hd tenha as horas de uso zeradas no smart e badblocks sejam bypassados e mais além, com o avanço na qualidade de impressoras domésticas as etiquetas são refeitas deixando o hd com aparência de novo e zerado por dentro.

DEFESA: Ao obter seu hd, entre no SMART por um aplicativo de diagnóstico e anote o numero de série do disco, verifique se o numero de série confere com a etiqueta do Hd e depois vá ao site do fabricante e com o numero de série verifique a data de fabricação e se o seu hd está na garantia. A maioria das fábricas considera um prazo de estocagem de 1 a 3 anos no máximo mas ainda assim pedem nota fiscal de compra.

    - Produtos usados vendidos como novos OEM

    Produtos OEM são produtos sem embalagem, fornecidos somente a indústrias ou empresas montadoras que vão ser utilizados em sua linha de produção de produtos novos ou revendidos a outras empresas que assim o farão, não possuem embalagem comercial e pagam tributos diferenciados, na maioria dos casos são controlados pelo fabricante para tal finalidade e possuem garantia diferenciada a qual não pode ser acionada por consumidor final. 

    Por via de regra, a venda de um produto OEM ao consumidor final por si só já é uma fraude mas algumas empresas vão além e vendem produtos usados como OEM(novo, sem embalagem) então saiba que se você consumidor final ou técnico está comprando um produto dito como OEM provavelmente está comprando produto usado ou na mais rara das hipóteses está comprando um produto novo que foi desviado de uma linha de produção a qual foi destinada quando saiu da fábrica.

DEFESA: Discernimento

    -Furto de peças ou superfaturamento em orçamento de reparo

    Cuidado com orçamentos de conserto de computador gratuitos ou o orçamento do "Tá tudo queimado", conserto de computador não é pintura de apartamento que o pintor entra, olha, vê metragem e defeitos e dá o preço, em um computador todas as peças tem que passarem por limpeza para retornarem a sua condição original e serem testadas uma a uma, teste esse que envolve tempo, risco e cautela.

    -Tempo porque a avaliação das peças uma por uma é demorada, 

    -Risco porque o técnico tem que se dispor a colocar em risco de queima as suas próprias peças para em conjunto testar as peças do cliente.

    -Cautela é aplicada juntamente com o discernimento técnico para não aumentar o dano aos componentes do cliente nem ao seus próprios o que acrescenta em muito no tempo de execução do orçamento.

    Concluindo: Esse trabalho meticuloso não pode ser gratuito, se não cobrado à parte, ele está embutido no preço da execução do serviço final ou na margem de lucro da venda das peças e, em caso de não executar o serviço com quem fez o orçamento, ele tem que ser pago à parte.

    Algumas empresas e "profissionais" não idôneos executam o orçamento de reparo de forma "gratuita" mas quando não aprovado, buscam a troca de peças boas por danificadas ou seja, o "furto" como forma de remuneração pelo tempo e trabalho dispensado.

    A situação do orçamento do "Tá tudo queimado" além de omissão, tb pode significar que ao ser orçada por um técnico honesto a máquina já passou anteriormente pela mão de alguns picaretas ou um baita azar. De uma forma ou de outra é uma situação irreversível e não rastreável a não ser que seja um defeito de fonte ou raio.

    DEFESA: Leve seu computador apenas ao seu técnico de confiança, se alguém pode fazer o melhor preço é ele para não perder o cliente fixo, se levar a terceiros peça que desmonte o computador na sua presença e acompanhe os testes ou então antes de se afastar, desmonte e rubrique todas as peças do seu pc com uma caneta marcadora de Cds e fotografe as assinaturas e avise ao técnico. Ao retirar o aparelho consertado peça a devolução das peças danificadas que foram trocadas, se não aprovar o orçamento, confira todas as peças na presença do técnico.

     Queima proposital de equipamento para devolução ao técnico:

    Isso mesmo, isso existe, nem sempre o vilão é o mau técnico, também pode ser o cliente mau, certa ocasião no inicio da minha vida técnica me deparei com um cliente que queimou propositadamente um equipamento para poder devolver. Lógico, devolvi, não falei nada mas percebi o que havia ocorrido.

    DEFESA: Nesses caso a melhor defesa é o jogo aberto na hora do serviço ou da venda, esclareça bem ao seu cliente que a qualquer momento do período da garantia ele pode desfazer o negócio só estabeleça com ele os critérios para isso, ofereça também um prazo para avaliação da satisfação com o produto ou serviço e seja atencioso às necessidades dele e procure sempre a solução mais confortável para o seu cliente desde que não lhe cause prejuízo.

    Vazamento de informações sigilosas:

    Hoje não faz muito sentido porque informações sigilosas empresariais são normalmente compartimentalizadas ou seja, se sigilosas as não ficam todas juntas ou com uma única pessoa mas nos anos 2000 era comum centralizar informações em uma única máquina então assim menciono porque uma das portas de entrada dos hackers eram os próprios técnicos de rua.

    DEFESA: Deixo a simples dica de pedir para remover seu hd ao deixar a máquina com algum técnico. hoje o windows de teste pode ser instalado em 10 minutos, se o técnico precisar mexer no seu sistema operacional, peça que faça em sua presença.