Manutenção Preventiva de notebook e placa mãe

Com a Inclusão digital, todos os dias temos mais de 100 novos usuarios ou proprietários de computadores e notebooks. Algo com o que nos deparamos aqui diariamente, são notebooks e placas-mãe danificados por falta de manutenção, geralmente ocasionada pelo simples desconhecimento de sua nescessidade ou de frequência de execução.

Já ouvi histórias e conheço máquinas que ficaram mais de 5 anos sem manutenção. Histórias essas, contadas com orgulho por seus proprietários como se jogar o seu computador à sorte fosse uma bravata. Pra mim, cada um arrisca o que pode, eu particularmente, não posso, nunca arrisquei. Ainda mais sabendo que os componentes utilizados hoje nos computadores não tem a mesma durabilidade dos de 5 anos atrás, no meu trabalho canso de ver placas modernas queimadas, a grande maioria entre 1 e 2 anos de uso literalmente "fritadas" por sobreaquecimento. Curiosamente, o primeiro ano de vida é o intervalo da primeira limpeza, é pra pensar nisso, né?

Um procedimento que não requer demasiada habilidade técnica mas o minimo de habilidade para remover e recolocar o cooler sem danificar nada, é simplesmente espanar a poeira do cooler do processador. Para fazer isso, é preciso remover o cooler e separá-lo do ventilador, soltando os parafusos que o prendem, usar um pincel com cerdas finas e longas para espanar a poeira que se acumula sobre o aluminio e espanando as pás, tendo cuidado para não quebrar nenhuma pá. Caso esteje demasiado sujo, tanto o cooler quanto a placa sugiro encaminhar a um técnico para fazer uma revisão e limpeza geral. Também é nescessário observar rotação dele, depois de limpo entre no setup da máquina ou use um programa de monitoramento de hardware, em nenhum caso, a temperatura deve passar de 60 graus celcius. Cada cooler possui uma forma diferente de ser removido, sugiro que faça uma pesquisa antes da remoção.

O procedimento de limpeza em máquinas localizadas em ambiente urbano, deve ser feito a cada 6 meses, em caso de máquinas expostas a maresia, o procedimento deve ser feito a cada 4 meses e recomendamos uma limpeza com alcool isopropílico para desalinização dos componentes. Aqui no laboratório também obtive um excelente resultado contra a maresia aplicando uma finíssima camada de silicone spray após a maquina estar montada(lógico porque o silicone entre outras propriedades, é isolante eletrico) e em cada revisão, na lavagem com alcool isopropílico, eu removo todo o silicone da aplicação anterior e ainda utilizo diclorofluoretano em todos os terminais de contato(slots, sockets, etc...). Portanto, caso deseje seguir esta dica, use silicone spray em quantidade minima e por sua conta e risco.

Para notebooks a manutenção é mais complicada, a maioria dos notebooks possui coolers construídos com alhetas que possuem em média 1mm de distância entre uma e outra, o que inviabiliza as práticas "quebra-galho" e só podem ser desmontados por técnicos especializados em notebook. Devido ao custo, recomendo a manutenção uma vez por ano e a utilização em ambientes refrigerados, não somente pelo efeito térmico do ar condicionado mas também porque o filtro do arcondicionado remove em média 30% das impurezas do ambiente. Caso vc não seja técnico, jamais tente abrir um notebook, a simples troca da ordem de parafusos pode danificar e cortar as trilhas de uma placa mãe de notebook.

Em notebooks, o aquecimento é fatal, a prova disso é este HP DV2000 no qual vos escrevo, podem pesquisar na net, ele é o aparelho mais amaldiçoado da terra e no entanto, o meu foi um dos primeiros, no mês que vêm este aqui faz aniversário de 5 anos, esqueço ele ligado à noite, já passou por 3 upgrades, 2 quedas e uma mijada de gato..kkk (sou um ótimo técnico mas um péssimo usuário). A única mod que fiz nele foi trocar a almofada térmica do BGA por um pedaço de aluminio de um dissipador da ASUS, a diferença é que fiz a mod antes de dar o problema das soldas BGA e limpo os dutos dele uma vez por ano, tá aqui a té hoje, bem como outros dois de amigos meus que faço regularmente o mesmo serviço.

No caso da tela de LCD(também vale para monitores de LCD)eu uso papel higiênico NEVE (rs... porque é macio) e só recomendo ele justamente por isso. Faça uma almofada com umas 5 voltas na mão e pingue umas poucas gotas de água e uma de detergente neutro, esfrege a tela sem fazer força, quase acariciando(para não causar vazamento interno no cristal), em seguida com uma outra almofada seca passe da mesma forma, caso seja nescessário repetir o processo, use duas novas almofadas a cada ciclo, jamais use força, caso nescessário, repita o processo até a tela ficar limpa e totalmente seca, ok?


Cemiterio dos Computadores