O misterio das placas intel de 4a geração, socket 1150

 À tempos, imagino o que teria levado a Intel a lançar a 4a geração de processadores, porque essa geração não agregou melhorias a tecnologia, desempenho, facilidade ou custo. Tanto a intel concorda que ela não estendeu a vida desse socket 1150, alguns dizem que por má qualidade do PCH, outros, pelo alto custo de estender a vida útil da plataforma.

Ora, se a descontinuação por problemas de projeto, o projeto jamais teria saído da prancha dos engenheiros, jamais lançado e por custos? Poxa, nada mais caro que trocar maquinários de uma plataforma, por isso a AMD estende a vida útil de seus projetos por anos atraindo uma legião de simpatizantes por economia funcional.

A plataforma 1150 morreu cedo simplesmente porque estava "queimando o filme" da Intel, era o exemplo vivo da má administração da empresa na época e da ganância desmedida de algumas empresas do setor.

Hoje percebo que o erro não foi o lançamento da plataforma de 4a geração, o erro foi o lançamento da plataforma de 3a geração, onde melhorias significativas foram implementadas aos processadores lga1155(principais: pci-e 3.0 e usb 3.0) melhorias essas que a intel no intuito de imitar a AMD e conquistar alguns simpatizantes da AMD(sim simpatizantes, porque a Intel tal como a Microsoft sempre foi considerada o lado sombrio da força), resolveu em lançar a 3a geração no socket 1155 estendendo a vida do socket e para ativa-las disponibilizou os chipsets q7x na mesma plataforma para a fabricação de novas placas, isso jamais deveria ter sido lançado por que quem tinha placas h6x jamais iria usufruir das melhorias da 3a geração mesmo o processador funcionando nas placas de 2a geração e porque comprar uma placa nova no mesmo socket se a sua estava funcionando? 

Alguns usuários caíram no conto de comprar processador de 3a geração e decepcionados, sem melhorias visíveis de desempenho por não ter comprado as placas com chipset q7x, acabaram ficando com as placas que já tinham e depois amaldiçoaram o lançamento das 1150 onde teriam que comprar uma nova plataforma para ter o desempenho que já tinham por direito de compra da 3a geração(técnicas do lado sombrio da força). 

Depois de percebido o erro e indignação dos usuários do lançamento da 3a geração, a intel piorou o quadro e lançou a 4a geração socket 1150 mantendo apenas as melhorias da 3a geração para assim justificar financeiramente as melhorias que já estavam implementadas desde a 3a geração apenas adicionando alguns gadgets as novas placas 1150. Daí, quem comprou plataforma 1150 nova ficou pasmo com a cara de pau da Intel vender algo velho no mercado, por que descobriu que não precisava ter comprado uma nova plataforma, era só ter comprado uma placa q7x para o seu processador de 3a geração que teria o mesmo desempenho.

Por isso é comum vc encontrar placas q7x com processadores de 3a geração que possuem o mesmo desempenho(ou melhor) do que as h8x ou q9x com processadores de 4a geração.

Daí só concluo que o erro foi lançar tardiamente o socket 1150 e chama-lo de 4a geração, ele deveria ter sido lançado como 3a geração e com as melhorias da 3a geração implementadas diretamente no projeto e daí ter tido a vida estendida até a implementação dos gadgets importantes que sucederam a geração(pra mim o mais importante foram os discos sólidos nvme)

Hoje com o s socket 1151 a intel mostra ter aprendido a lição da AMD, estendendo a vida útil do socket de forma racional. Agora só precisam desenhar um novo padrão de socket porque o socket LGA é um pesadelo tecnológico para os usuários que gostam de mexer nas suas próprias máquinas sem ter que fazer curso pra não amassar pinos do pesadelo LGA.

Paulo Facal